top of page

Quer mais?

Não é só de artigos e academicismo que vive a informação. Aqui você encontra outros tipos de texto em que se discute o assunto. 

- O que é ética? - Mario Sergio Cortella

Rizzatto Nunes

Doutor em Filosofia do Direito e livre-docente em Direito do Consumidor pela PUC/SP

"A liberdade de expressão é uma das mais importantes garantias constitucionais. Ela é um dos pilares da democracia. Falar, escrever, se expressar é um direito assegurado a todos. Mas, esse direito, entre nós, não só não é absoluto, como sua garantia está mais atrelada ao direito de opinião ou àquilo que para os gregos na antiguidade era crença ou opinião (“doxa”). Essa forma de expressão aparece como oposição ao conhecimento, que corresponde ao verdadeiro e comprovado. A opinião ou crença é mero elemento subjetivo. A democracia dá guarida ao direito de opinar, palpitar, lançar a público o pensamento que se tem em toda sua subjetividade. Garante também a liberdade de criação. Mas, quando se trata de apontar fatos objetivos, descrever acontecimentos, prestar informações de serviços públicos ou oferecer produtos e serviços no mercado, há um limite ético que controla a liberdade de expressão. Esse limite é a verdade." (Extraído do texto)

A relevância desse texto não está no seu conteúdo em si, mas nos comentários que os leitores fazem sobre algumas questões postas pelo autor: "Aí entram os dilemas: sabotar a campanha colocando o maior dos clichês nas peças? Tentar botar uma mensagem subliminar contra a empresa anunciada? Ou engolir a antipatia pela marca e tentar fazer o trabalho com profissionalismo?"

Caio Costa

Publicitário, Diretor da Orfeu Comunicação e editor-chefe do Blogcitário, seu blog de publicidade.

- Top de publicidade digital

Mesmo que a discussão principal seja outra - o futuro do marketing digital -, algumas questões e afirmações postas cabem bem ao tema. Discute-se sobre a necessidade da volta da "boa comunicação", não importando o meio em si, mas a mensagem a ser passada; além de dismistificar o meio digital como único meio realmente inovador.

bottom of page