top of page

Mas por que "Midentidade"?

Esse nome é um acrônimo de diversas palavras que dão sentidos distintos dependendo da maneira que se lê:

 

"Me dê identidade": uma sociedade sedenta por informação é uma sociedade sedenta por identidade. Mesmo após "formada", essa identidade se altera a todo tempo pelas novos dados obtidos.

 

"Minha identidade": mesmo sendo influenciados a todo tempo, a sensação dos indivíduos é de que se formaram (e ainda se formam) da maneira que bem entendem. "Sou assim desde criança. Não é uma publicidade que vai me definir". A identidade hegemônica é considerada como identidades singulares, apenas muito próximas.

 

"Mídia Identitária": quem (des)constrói mais indivíduos que as mídias de massa? Com grande nível de influência, as mídias criam rebanhos enormes com uma mesma ideologia; sem que precisem pensar muito para formulá-la.

O que é isso?

Somos influenciados a todo tempo por tudo que vemos, sentimos, ouvimos, saboreamos, etc. Com um fluxo maior de informações, essas influências se tornaram mais frequentes e mais significativas na formação do indivíduo, de seus grupos sociais e de sua sociedade como um todo.

Como qualquer outra informação, a publicidade também influencia nessas formações humanas e, assim como todas as outras, deve ser pensada de modo responsável. Uma vez que é formadora de opiniões e atitutes, as publicidades tem hoje papel muito maior que apenas vender.

A revista Midentidade tem esse papel social: conscientizar os profissionais da área de publicidade sobre suas responsabilidades na construção de uma sociedade pensante.

Vamos deixar claro: o que é "mídia"?

Acho que um dos entrevistados deixa bem claro do que falamos:

"Mídia é o ponto de contato; mídia é tecnologia; mídia é eletrônica; mídia é convencional; mídia tá na rua; mídia tá em casa; mídia tá na sua cabeça; mídia tá no celular. Acho que a mídia é virtual, na verdade. A mídia é abstrata. A mídia tá aqui: tá passando aqui na minha frente, tá passando aqui na sua frente. Não tenho uma resposta do 'que é mídia'. Se eu fosse dizer, de repente, mídia é abstrato; mídia é virtual."

De que estamos falando quando dizemos "mídia"?  Das famosas "mídias de massa" (representadas pela poderosa televisão)? Ou falamos das "mídias sociais" - a promessa de futuro da comunicação? Ou é mais que isso?

 

Vejamos o que alguns profissionais da área de Publicidade e Propaganda dizem sobre o termo:

bottom of page