top of page

Não adianta apenas falar sobre ética se não há provas de que também se pode fazer o bem com a publicidade, né? Pois estes são exemplos de campanhas que não apenas vendem seus produtos, mas também espalham boas atitudes em um mundo frio.

Publicidade modelo: exemplos de boa aplicação da criatividade

FONTE: Hypeness

FONTE: Hypeness

- Milka: "O último quadradinho"

- Milka: "Cadeia de Ternura"

- Sansung: "Ponte da Vida"

FONTE: Hypeness

- Guiness: "Dedicação, lealdade e amizade"

Quem foi que disse que é impossível fazer um bom comercial de cerveja sem mulheres semi-nuas?

- Coca-Cola: "Máquina de mundos pequenos"

FONTE: Hypeness

- "Doar é a melhor comunicação"

- O caso Spoleto

Em 2012 a rede de fast-food "Spoleto" foi alvo de piada pelo canal do Youtube "Porta dos Fundos". O grupo atinge a marca pelo suposto mal atendimento de seus restaurantes, chegando a definí-lo como "inferno". O ataque é direto e sem subentendendidos, visto utilizarem o nome da companhia como título de seu vídeo (além de diversos outros elementos).  

O que poderia ter gerado um processo judicial, no entanto, foi administrado com maestria pela equipe de marketing da Spoleto. Mesmo com quase oito milhões de vizualizações no Youtube (visto em 24/11/2013) divulgando uma imagem difamatória, a marca contratou o canal para admitir que o que fora mostrado era real, mas que gostariam de melhorar, produzindo mais dois vídeos com o grupo.

Saber adimitir erros e se unir ao público para solucioná-los também é postura ética. Prezar pela verdade deve ser sempre a maior das qualidades do trabalho publicitário.

OBS: Na coleção "Literar" existe um artigo interessante sobre a publicidade em incentivo à leitura. Checa lá!

bottom of page