top of page

Artigos de reflexão por outras áreas: "A ética na publicidade influenciando outros campos"

"Discute-se o significado da publicidade na sociedade contemporânea e seu relacionamento com a constituição da consciência histórica da população, por meio da aprendizagem histórica. Argumenta-se também que a publicidade é um documento precioso para a pesquisa e o ensino da história. O exemplo proposto é a publicidade com tema histórico (Independência do Brasil) no período do "milagre econômico brasileiro" (1969-1973)."

 

Luis Fernando Cerri

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do Departamento de História e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

"Este estudo tem como foco principal a relação estabelecida entre criança e publicidade televisiva. A perspectiva teórica e metodológica é baseada nas idéias de Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Oliviero Toscani. O objetivo é entender o contexto social e cultural mais amplo no qual essa questão é mantida sob permanente tensão, em especial em razão de algumas mudanças que o marcam acentuadamente: a emergência de novos agrupamentos familiares que, por diferirem dos arranjos nucleares tradicionais, demandam um reordenamento das relações criança-adulto; a desterritorialização do capitalismo e sua concentração no consumo; a fragmentação da vida cotidiana; a construção de uma política de vídeo e a inversão sofrida nos âmbitos públicos e privados; o lugar central hoje ocupado pela mídia e a constatação de que há uma hegemonia das tecnologias eletrônicas e virtuais nos processos de comunicação, bem como a pulverização dos espaços de saber. Nesse contexto, os meios audiovisuais— entre eles a televisão — têm compartilhado cada vez mais com a família e com a escola sua função educativa, ocasionando para ambas um grande desconforto: faz-se necessário, mais do que nunca, repensar o lugar social que ocupam."

 

Rita Marisa Ribes Pereira

Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso de Especialização em Educação Infantil da PUC-Rio

Datado de 1997, este texto representava a posição da igreja católica quanto à publicidade e suas responsabilidades na sociedade da época. O assunto é tratado de forma sobria e abrange não apenas a moral e a religiosidade na publicidade, mas também sobre seus pontos positivos e negativos na economia e política. Além disso, o texto trata sobre princípios morais e éticos a serem seguidos pelo campo, priorizando a veracidade e levando em conta a dignidade humana e a responsabilidade social.  (Resumo nosso)

 

bottom of page